domingo, 4 de setembro de 2011

Dia do lixo

Li um destes dias num blog de dietas que há vários nutricionistas que defendem que deve haver um dia por semana em que se comem, com moderação, coisas um pouco + calóricas do que o geralmente permitido, ou seja, o dia do lixo.

Esta ideia atrai-me bastante, mas tenho um certo medo de me deixar levar e acabar por comer + do que devia. Por outro lado, sabendo que há um dia por semana em que poderemos comer coisinhas que achamos mesmo boas, é capaz de diminuir um pouco os desejos dessas coisas durante a semana..

O que acham? Vocês têm este dia do lixo?

Beijinho

20 comentários:

  1. ola querida =)

    também já me disseram isso..devias ter um dia de mimo =)

    o meu é ao fim de semana..ou sábado ou domingo!!

    hoje é um dia mesmo de lixo!! portei em tão bem até agora e estou com uma fome dos diabos...omg!

    tão esse peso??

    beijoo

    ResponderEliminar
  2. ps: se tiveres facebook adiciona me(ver no meu perfil do blog) para falarmos melhor =)

    beijoo

    ResponderEliminar
  3. Eu também já ouvi falar nesse dia xD
    A mim também costumava ser ao fim de semana
    A^gora estou mesmo numa de tentar resistir ao máximo
    Habituar-me a comer com moderação
    Já que as coisas boas nós habituamos muito rápido :S

    Mas penso que deve haver um dia assim
    Âfinal a nossa vida não é só comidinha integral com poucas calorias

    De vez em quando algo mais calórico até faz bem á alma xD
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O meu pedómetro comprei na sport zone
    :)

    ResponderEliminar
  5. O meu dia do lixo é sempre no domingo, nesse dia me permito comer algumas coisas que gosto, mas tem que ter bom senso amiga... se não vai tudo para as cucuias! Mas é ótimo da um up na RA!!!

    bjoos

    ResponderEliminar
  6. É bom ter um dia de lixo pois nos tira a pressão. É claro que é UM dia, não uma semana hehe. Beijo

    ResponderEliminar
  7. Sim, sempre me disseram para ter um dia do lixo. Temos é de saber parar, senão transforma-se na semana do lixo. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Quando chegar na minha meta vou tentar definir esses dias com miminhos para poder relaxar mas por agora acho que prefiro fechar a boquinha e permitir em ocasiões especiais um docinho, mas tudo com bom senso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Oi!
    Olha, eu acho que deve ter esse dia sim pois chega no meio da semana a gente fica com aquela vontade louca de atacar tudo que ve pela frente justamente pela falta de prazer na comida.
    Mas claro que tudo com moderação. Por exemplo, escolher uma refeição em um dia para comer o que gosta, um chocolate, churrasco, macarrão, sei lá!
    Mas claro que tb não dá pra ficar o dia inteiro comendo besteiras né? Senão tudo que a gente fez na semana a gente joga fora!
    Tem que ter muita atenção.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana,

    A respeito do dia do lixo deixo-te um artigo de um blog brasileiro - Fernanda Carvalho, relativamente a esse assunto:

    "A dieta e o dia do lixo!
    O tão esperado dia do lixo, quando se está realizando uma dieta rígida, é um dia aonde podemos comer aquilo que desejamos e quebrar a rotina alimentar. Mas o que pode e o que não pode ser feito neste dia?
    No dia do lixo,segundo o Prof. Waldemar Guimaraes, você deve se alimentar com coisas de que goste, e de preferência não ingerir nada do que faz parte da sua dieta, excedendo em cerca de 1.000 a 2.000 mil calorias do montante normal da dieta da semana, dependendo do peso corporal, com o objetivo de, desta maneira, acelerar o metabolismo, e ainda recomenda que o maior montante deve ser constituído de carboidratos, estes como bolos, pães, sorvetes, doces, etc..
    Alguns atletas, mesmo tendo tal recomendação, ainda não acreditam e não fazem o dia do lixo por terem medo de arrasar com sua preparação, deixando de lado o mecanismo fisiológico da quebra da dieta, que serve para proporcionar uma quebra da homeostase(1) metabólica, neste caso relacionada com baixa do sistema metabólico, ou seja, a quebra da dieta ajuda a acelerarmos o metabolismo. E não apenas isso, a obsessão pelo melhor resultado faz com que alguns deixem de lado o prazer de poder, a cada uma semana, ou a cada dez dias, dependendo da orientação, degustar alguns alimentos diferentes que lhes proporcionarão sabores de uma vida normal.
    Enfim, viva o dia do lixo! E aprecie, pois ele dura pouco, kkkkk.
    Ótimo começo de semana a todos.
    (1)Homeostase: processo através do qual um organismo mantém as condições internas constantes necessárias para a vida."

    Fonte: http://fernandacarvalhofitness.blogspot.com/2010/09/dieta-e-o-dia-do-lixo.html

    Beijos,

    Popota

    ResponderEliminar
  11. Oi obrigada pelo comentário.
    Na verdade não foi resultado de 1 semana e sim 2 dias pois começei na quinta e me pesei no sábado.
    Emagreci pouco mas na proxima semana o resultado vai aparecer. :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Eu acho que sim, que deve haver um dia do lixo quando fazemos dieta, porque assim, não temos aquela obsessão de querermos comer algo e pensarmos que só daqui a sei lá quantos meses, é que lhe vamos pôr o dente em cima!

    ResponderEliminar
  13. eu tenho esse dia quando já não aguento mais, ou de longe a longe mesmo...:S

    ResponderEliminar
  14. Apesar dos comentários aqui publicados eu não vou muito à bola com essa coisa do dia do lixo, porque acho que é frustrante. Passo a explicar: eu andava já há algum tempo a sonhar com pizza. Esperei, aguentei, até que na sexta-feira fomos a um jantar de aniversário num restaurante italiano. Aí, pensei que se me tinha portado bem ns outros dias podia comer a tal pizza. Mas a verdade é que tinha idealizado tanto aquele momento (só mesmo uma obcecada por comida para sonhar com pizza!!!) que no final do jantar me senti imensamente frustrada e acabei por me vingar no bolo de aniversário e outras coisas do género. Claro que cada pessoa é um caso e o que não funciona para mim, pode muito bem funcionar com outras pessoas! Não façam é como uma colega minha que passava a semana toda a "portar-se" bem e depois estragava tudo ao Domingo porque comia desmesuradamente! Afinal é como se diz: nem 8, nem 80!

    ResponderEliminar
  15. Olá, eu fazia isso...normalmente ao domingo eu comia pão branco (quantidade mto grande) ou/e um doce (raro)... Na verdade isso muitas vezes acabava por se reflectir na balança e eu andava a perder na semana o que ganhava ao domingo! Não fazia mto sentido, eu acho que o melhor é ir comendo um pouquinho mesmo daquilo que se gosta quando a oportunidade surge e não depositar apenas num dia (acaba-se por comer um pedaço grande demais etc)! É a minha opinião. Claro que tudo com moderação funciona! Beijo

    ResponderEliminar
  16. ola... meu dia do lixo é sábado, ai como de tudo que gosto, mas sempre com bastante moderação!
    bjus.. ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. Acho bem, serve para matar os desejos e também para o corpo não se habituar a tantas restrições, no entanto o dia do lixo deve-se resumir à refeição do lixo. Ou comer com muita moderação. Eu faço isso ao Domingo já que as refeições não dependem de mim, e se comer pouco de cada consigo emagrecer sem estragar a semana toda, e serve para variar a alimentação.

    ResponderEliminar
  18. O dia do lixo parece ser uma ideia estupenda! mas eu nos últimos 2 anos descobri que isso nºao funciona comigo. Eu simplesmente nao consigo parar de comer o que gosto assim que começo (sofro de compulsºao alimentar) e isso transforma um dia numa semana...
    Optei por objectivos. A cada 3 kg eu posso fazer uma refeiçao em restaurante e nela como tudo o que eu gosto. Quando cheguei a 2 semanas atras aos 65 kg fui jantar com o meu marido sushi. Eu adoro sashimi de atum (só proteina), mas também comi california rols, que leva arroz, muito molho de soja (mto sal)e comi muito, mesmo muito. No dia seguinte esperava ter aumentado horrores e isso nºao aconteceu. Acordei 200 gr mais magra. Explicaçao? Nºao sei dar. mas esta opçao tem dado resultado.

    ResponderEliminar
  19. Adorei a idéia, eu faço muito isso.
    Deixo pra comer porcaria ou no sábado ou no domingo! Isso funciona mesmo. Quando vc esta lá no meio da semana com vontade de comer pizza por exemplo, vc segue a sua dieta e pensa, no sábado vou comer um pedaço de pizza, vou me dar esse direito! Você automaticamente fica mais tranquila, pq nao há nada mais desesperador do que pensar que nunca mais pode comer tal coisa que gosta por causa da dieta, RA e etc...
    Bjus

    ResponderEliminar

Diz qualquer coisinha :)