quinta-feira, 17 de março de 2011

Um obrigado especial



Há uns tempos tive uma aula de psiquiatria em que uma doente nos contava a causa da sua ida ao serviço: sofria de bulimia. Após a conversa com a senhora, que foi fantástica e muito esclarecedora, apercebi-me de uma coisa. Quando temos compulsões alimentares, pensamos que é horrível e que temos de parar com elas para emagrecer. É tudo verdade, mas + importante ainda é percebermos porque as temos. É necessário compreender que as compulsões são apenas o pico do iceberg, e a base é bem + larga. Aquela doente ajudou-me imenso a perceber isso, ensinou-me muito naquela hora e pouco em que conversou comigo e com os meus colegas.

Obrigado a todos os doente que partilham um pouco da sua vida (e do seu sofrimento) com todos os estudantes (sejam de medicina ou de enfermagem) pois contribuem muito para a nossa aprendizagem, tanto como futuros profissionais como pessoas, e por vezes nem sabem o quanto! (Esta senhora não saberá, certamente, o quanto me ajudou a compreender este problema, que afecta tantas de nós, inclusivamente a mim).

Beijinho

5 comentários:

  1. Também sofro do mesmo mal.. Mas nada como compreender as razões que estão por detrás destas acções. Ainda bem que há gente como essa senhora :) Eu já não teria tão à votnade para falar para muitas pessoas :(

    ResponderEliminar
  2. Acho que todas sofremos um pouco dessa "compulsão alimentar". Motivos, não sei ao certo quais são, mas: medo, insegurança, falta de amor próprio, etc.

    Beijinhos,
    Pintainha Gordinha

    ResponderEliminar
  3. Oi.. Tem um livro que fala sobre isso..
    Outro dia apareceu no programa dela e não anotei..
    Ela disse que tudo tem um sentido qyando engordamos... A pergunta dela foi:
    O que falta pra mim??? Ou alguma coisa... É com relação a sentimentos guardados...
    Não sei se isso tem muito haver...
    Mas quando li sua postagem me lembrei desse fato..
    Bjus no coração e um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  4. O nosso cérebro é uma coisa muito complicada. Temos de ser mesmo muito fortes para não ceder às compulsões. Bj

    ResponderEliminar
  5. Estás em que área? Esses testemunhos são sempre muito importantes..! *

    ResponderEliminar

Diz qualquer coisinha :)